Teses e Dissertações
ALMEIDA, Angélica Aparecida Silva de. Uma Fábrica de Loucos: Psiquiatria X Espiritismo no Brasil (1900-1950). Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2007.
ALMEIDA, Ana Beatriz S. As parcelas (in)visíveis da saúde do anônimo trabalhador: uma contribuição à história da medicina do trabalho no Brasil (1920-1950). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.
ALMEIDA, Ana Beatriz S. De Moléstia do Trabalho a Doença Profissional: Contribuição ao Estudo das Doenças do Trabalho no Brasil. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1994.
BARATA, Germana Fernandes. A primeira década da Aids no Brasil: o fantástico apresenta a doença ao público (1983 a 1992). Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
BARBOSA, Francisco Carlos Jacinto. Caminhos da Cura: A Experiência dos Moradores de Fortaleza com a Saúde e a Doença (1850 - 1880), Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
BERTUCCI, Liane Maria. Influenza, a medicina enferma: Ciência e práticas de cura na época da gripe espanhola em São Paulo. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2002.
BERTUCCI, Liane Maria. Impressões sobre a saúde. A questão da saúde na imprensa operária - São Paulo, 1891-1925. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1992.
BULCÃO, Lúcia Grando. Sobre o Ensino Médico no Rio de Janeiro: A História da Faculdade de Ciências Médicas dos Anos 30 aos 50. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
CAIRUS, Henrique Fortuna. Os limites do sagrado na nosologia hipocrática. (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1999.
CAMPOS, André Luiz Vieira de. International Health Policies in Brazil: The Serviço Especial de Saúde Pública, 1942-1960. Tese (Doutorado em História) - University of Texas at Austin, UT, Estados Unidos, 1997.
CARBONE, Maria Herminda. Tísica e Rua: os dados da vida e seu jogo. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2000.
CARVALHO, Antonio Carlos Duarte de. Feiticeiros, Burlões e Mistificadores: Criminalização, expropriação e mudança dos hábitos e práticas populares de saúde em São Paulo de 1950 a 1980. Dissertação (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo, 2001.
CHAGAS, Daiana Crús. Erradicando Doenças: De projeto internacional ao Sistema de Vigilância Epidemiológica - a erradicação da varíola no Brasil (1900-1970). Dissertação (Mestrado em História das Ciências) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2007.
CHAVES, Fátima Machado. Vidas negras que se esvaem: Experiências de saúde das funcionárias escolares em situações de trabalho. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004.
CORRÊA, Anderson Rodrigues. No escurinho do cinema... sobre HIV/AIDS, gênero e sexualidade em filmes hollywoodianos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
COSTA, Hideraldo Lima da. Questões à margem do encontro do velho com o novo mundo: saúde e doença no país das Amazonas. 1850-1889. Tese (Doutorado em História) - Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo, 2003.
CRUZ, Gisele Thiel Della. As misérias da cidade: população, saúde e doença em Rio Grande no final do século XIX. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná, 1998.
CURI, Luciano Marcos. História da lepra e da hanseníase no Brasil. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais, 2006.
DIAS, Alan Ney de Moraes. Políticas Públicas de Saúde do Governo de Getúlio Vargas (1930-1945). O combate às endemias. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - 2005
FAGUNDES, Ana Maria de Souza. O processo denunciador: retóricas, fobias e jocosidades na Construção Social do Dengue em 2002. Tese (Mestrado em Antropologia e Ciência Política) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.
FERNANDES, Patricia Jacques. Ato médico: versões, visões e reações de uma polêmica contemporânea das profissões da área da saúde no Brasil. Dissertação (Mestrado em História das Ciências da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2004.
FERNANDES, Tânia Maria Dias. Plantas Medicinais: memória e história da constituição de sua comunidade científica no Brasil (pesquisa, indústria e inovação). Tese de doutorado defendida na USP, São Paulo, 2001.
FERNANDES Tânia Maria Dias. A produção da Vacina Antivariólica no Brasil - da monarquia a 1920: ciência, técnica e o poder dos homens. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1991.
FERRAZ, Aidê Ferreira. Aprender a viver de Novo - A Singularidade da Experiência do Tornar-se Portador do HIV e Doente com AIDS. Tese (Doutorado em Enfermagem) - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 1998.
FERREIRA, Carolina Branco de Castro. Mulheres em Movimento: Trajetórias de mulheres HIV+ no movimento político de HIV/Aids do Estado do Paraná. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2006.
FERREIRA, Renata Brauner. Epidemia e drama: a gripe espanhola em Pelotas. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1999.
FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves. A arte de curar e seus agentes no século XIX na Província de Minas Gerais. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo,1998.
GARCIA, Adir Valdemar. O Caráter Educativo das Ações em Saúde: entre o Biológico e o Político. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, 1997
GAZÊTA, Arlene Audi Brasil. Uma contribuição à história do combate à varíola no Brasil: do controle à erradicação. Tese (Doutorado em História das Ciências da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2006.
GILL, Lorena Almeida. Um Mal de Século: tuberculose, tuberculosos e políticas de saúde em Pelotas (RS), 1890 – 1930. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Rio Grande do Sul, 2004.
GONÇALVES, Adilson José. SPES. Saúde Pública, Educação e Comunicação: Estratégias de Sedição/Sedução (1938-1969). Tese (Doutorado em História) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
JUNIOR, Ives Mauro S. C. Conte-me tudo: a doença na filmografia de Almodovar. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2006.
KOBAYASHI, Elizabete Mayumy. Eugenia e Fundação Rockefeller no Brasil: A saúde como instrumento de regeneração nacional. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, 2007.
KUMMER, Carmem Silvia da Fonseca. "Não esmorecer para não desmerecer": as práticas médicas sobre a saúde da população rural paranaense na Primeira República. 1916-1930. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2007.
KROPF, Simone Petraglia. Doença de Chagas, doença do Brasil: ciência, saúde e nação (1909-1962). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.
LANA, Vanessa. Uma associação científica no "interior das Gerais": a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF) - 1889 – 1908. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2006.
LIMA, Zilda Maria Menezes. O grande polvo de mil tentáculos: a lepra em Fortaleza, 1920-1942. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
MACÁRIO, Lizete Pontes. Contando Histórias de Aids. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de janeiro, 1998.
MACÁRIO, Lizete Pontes. Memorial de um sonho anunciado: a incorporação do Hospital Pedro Ernesto à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Instituto de Medicina Social, Rio de Janeiro, 2004.
MACIEL, Laurinda Rosa. ‘Em proveito dos sãos, perde o lázaro a liberdade’ - uma história das políticas públicas de combate à lepra no Brasil (1941-1962). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.
MACIEL, Laurinda Rosa. A loucura encarcerada - Um estudo sobre a criação do Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro (1896-1927). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1999.
MACHADO, Ana Lucia. Espaços de Representação da Loucura: Religião e Psquiatria. Tese (Doutorado em Enfermagem) - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 1999
MAGALHÃES, Sônia Maria de. Alimentação, Saúde e Doenças em Goiás no Século XIX. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo, 2004.
MARQUES, Rita de Cássia. É preciso ser piedoso: a imagem social do médico de senhoras. Belo Horizonte 1907-1939. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003.
MARQUES, Vera Regina Beltrão. Do espetáculo da natureza à natureza do espetáculo - boticários no Brasil setecentista". Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo,1998.
MEDEIROS, Andréa dos Santos Silva. Criminosas, Loucas e Perigosas. Um Estudo de representações sociais sobre as internas nos hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, 2006
MOREIRA, Adriano de Lavor. O vírus que contaminou a rede: uma investigação sobre comunicação e AIDS na internet. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007
MORAES, Margarete Farias de. Algumas considerações sobre a história dos hospitais privados no Rio de Janeiro: o caso da Clínica São Vicente. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2005.
NASCIMENTO, Dilene R. do. Da indiferença do poder a uma vida diferente: Tuberculose e Aids no Brasil. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1999.
NASCIMENTO, Dilene R. do. Tuberculose: De questão pública a questão de Estado. A Liga Brasileira contra a Tuberculose. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1992.
OLINTO, Beatriz Anselmo. "Pontes e Muralhas": Diferença, Lepra e Tragédia. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, 2002.
PEREIRA, Fernanda Martins. A inserção do psicólogo no hospital geral: a construção do serviço de Psicologia no Hospital dos Servidores do Estado. Dissertação (Mestrado em História da Saúde e das Ciências Biomédicas) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2002.
PONTE, Carlos Fidélis da. Médicos, psicanalistas e loucos: uma contribuição à história da psicanálise no Brasil. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro,1999.
PONTES, Adriano Arruda. Caçando Mosquitos na Bahia: a Rockefeller e o combate à febre amarela. Inserção, ação e reação popular (1918-1940). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Bahia, 2007.
PORTO, Ângela de Araújo. A Vida inteira que podia ter sido e que não foi: trajetória de um poeta tísico. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Instituto de Medicina Social, Rio de Janeiro, 1997.
PUMAR-CANTINI, Lucia. Prática curativa: um saber sonegado. Dissertação (Mestrado em História das Ciências da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2005.
QUEVEDO, Everton Reis. "Isolamento, isolamento e ainda isolamento": O Hospital Colônia Itapuã e o Amparo Santa Cruz na Profilaxia da lepra no Rio Grande do Sul (1930-1950). Dissertação (Mestrado em História das sociedades Ibéricas e Americanas) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Rio Grande do Sul, 2005.
ROCHA, Ana Angélica Ribeiro de Meneses e. A trajetória do médico no Programa Saúde da Família: um olhar sobre o sujeito. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, 2003.
SANTOS, Denílson Lessa dos. Nas Encruzilhadas da Cura: crenças, saberes e diferentes práticas curativas - Santo Antônio de Jesus - Recôncavo Sul - BA 1940-1980. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2005.
SANTOS, Fernando Sérgio Dumas dos. Os caboclos das águas pretas: saúde, ambiente e trabalho no século XX. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2003.
SANTOS, Fernando Sérgio Dumas dos. Alcoolismo: a invenção de uma doença. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1995.
SAYD, Jane Dutra. Mediar, Medicar, Remediar. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 1995.
SERRES, Juliane Conceição Primon. Nós não Caminhamos Sós: O Hospital Colônia Itapuã e o combate à Lepra no Rio Grande do Sul (1920-1950). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, 2004.
SCHIAVONI, Alexandre Giovani da Costa. A institucionalização da loucura no Rio Grande do Sul: o Hospício São Pedro e a Faculdade de Medicina. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997.
SILVA, Leicy Francisca da. Saúde Pública e Medicina popular em Goiás - 1930-1945. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiás, 2003.
SIGOLLO, Renata P. Em Busca da Sciencia Medica: a medicina homeopática no início do século XX. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná,1999.
SILVEIRA Anny Jackeline Torres. A influenza espanhola e a cidade planejada: Belo Horizonte, 1918. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.
SIMÕES, Adriana Machado. A Representação Social da AIDS construída a partir das informações veiculadas nos Jornais Diários: análise da cobertura sobre AIDS no jornal "Estado de Minas". Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, 1997.
SOARES, Márcio de Sousa. A Doença e a Cura: saberes médicos e cultura popular na corte imperial. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1999.
SOARES, Alexandre Sebastião Ferrari. A Homossexualidade e a AIDS no Imaginário de Revistas Semanais (1985-1990). Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, 2006.
SOUZA, Andréa Dias Cunha. Tigres: Tristes Operários do Labor Imundo. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, 2007.
SOUZA, Christiane Maria Cruz de. Gripe Espanhola na Bahia: saúde, política e medicina em tempos de epidemia. Tese (Doutorado em História das Ciências) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007.
STANCIK, Marco Antônio. De médico a homem de ciência: a eugenia na trajetória de Aleixo de Vasconcellos no início do século XX. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná, 2006.
TEIXEIRA, Claudia Regina Rodrigues Ribeiro. A reforma Pedro Ernesto (1933): perdas e ganhos para os médicos do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em História das Ciências da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2004.
WEBER, Beatriz Teixeira. As Artes de curar: medicina, religião, magia e positivismo na República Rio-Grandense - 1889/1928. Tese (Doutorado em História Social do Trabalho) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1997.
ZAQUIEU, Ana Paula. Na encruzilhada das diferenças: política, classes e relações de gênero na construção do ativismo contra a Aids, 1989-1997. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2002.