Nacional

 

Regional

 

Outros

Associação Nacional de História – NÚCLEO RJ
XIII Encontro Regional de História – “Identidades”
Grupo de Trabalho História da Saúde e das Doenças

Simpósio Temático: Saúde e Doença - abordagens e perspectivas de estudos históricos
Coordenadores: Dilene Raimundo do Nascimento e Anna Beatriz de Sá Almeida

Ementa:

O GT História da Saúde e das Doenças propõe este Simpósio Temático, considerando que as análises históricas da saúde e das doenças têm tido franca expansão no interior do campo das Ciências Humanas. A produção científica recente, assim como os periódicos e programas de pós-graduação, são importantes indicadores do espaço que a história da saúde e das doenças vem alcançando, revelando um crescente e diversificado universo de projetos e pesquisadores interessados em entender, discutir e comparar as formas como diferentes sociedades se defrontaram e se defrontam com a saúde e a doença. Configura-se, assim, um campo de estudos, com identidade própria, e cada vez mais definido, indicando sua relevância na área da História.
Novos problemas – entre outros, a emergência de novas moléstias, a constituição de agendas de saúde pública, o adoecimento, a relação médico/paciente, os saberes e práticas de cura – e novas abordagens – especialmente as que vinculam a saúde e a doença ao complexo universo da história da cultura e da sociedade – evidenciam o quanto esse é um campo promissor, ampliando nosso entendimento sobre o tema e as possibilidades de diálogo com as sociedades do passado.
Os objetivos do Simpósio Temático “Saúde e Doença - abordagens e perspectivas de estudos históricos” são aprofundar a reflexão sobre a saúde e a doença como fenômeno social, estabelecer novas articulações analíticas entre os diferentes temas do campo de estudo e estimular o debate acerca das diversas abordagens de pesquisa histórica sobre o campo.

Simpósio Temático 27 - Saúde e Doença – Abordagens e perspectivas de estudos históricos. Coordenação: Dilene Raimundo do Nascimento (COC/Fiocruz) e Anna Beatriz de Sá Almeida (Fiocruz)

Programação:

04/08 – (14:00/16:00) - Sessão I

Elizabete Vianna Delamarque (Fiocruz) – Controle, saúde e dano: Ações de Saúde Pública no Brasil (1890-1920)

Deborah Agulham Carvalho – Das estratégias de higiene e moralidade aplicadas aos espaços residenciais e de comensalidade, em Curitiba, na Primeira República.

Diana Maul de Carvalho (UFRJ) – Dos tempos joaninos à República – A Saúde no Rio de Janeiro

Claudia Regina Rodrigues Ribeiro Teixeira (Fiocruz) – Normas e riscos: saúde na sociedade brasileira nos séculos XIX e XX.

05/08 – (10:00/12:00) – Sessão II

  Arlene Audi Brasil Gazeta (COC/Fiocruz) – A varíola nas agendas da Organização Pan-Americana de Saúde e na Organização Mundial de Saúde

Jorge Prata de Souza (UNIVERSO) – Campanha da Vacinação contra a varíola durante a Guerra do Paraguai

Daiana Crús Chagas (COC/Fiocruz) – Políticas nacionais contra doenças transmissíveis: Antecedentes para a erradicação da varíola no Brasil.

Lina Faria e Luiz Antonio de Castro Santos (IMS/UERJ) – Um capítulo da história da Hanseníase no Brasil: Identidades deterioradas e instituições de reclusão.

(14:00/16:00) - Sessão III

Carlos Leonardo Bahiense da Silva (COC/Fiocruz) – Entre doentes e canhões: Os médicos na Guerra do Paraguai

Kaori Kodama (COC/Fiocruz) – Debates sobre o tráfico e a febre amarela no Brasil através dos trabalhos de Mathieu François Máxime Audouard (1776-1856)

Júlio César M. da S. Pereira (Fiocruz) – Práticas de curar e doenças na comunidade escrava da Imperial Fazenda de Santa Cruz, na segunda metade do século XIX .

Diádiney Helena de Almeida (COC/Fiocruz) – Um estudo das interações culturais entre curandeiros e médicos acadêmicos no Rio de Janeiro oitocentista.

Leonardo Gonçalves Gomes (UERJ – Faculdade de Professores) – IC - A prática medicinal na colônia lusitana: Críticas de um familiar do Santo Ofício

06/08 – (10:00/12:00) - Sessão IV

Simone Santos de A. S. (COC/Fiocruz) – Doutores e beatas: medicina e religião no Brasil

Allister Andrew T. Dias e Pedro Felipe Neves de Munõz (Fiocruz) – Suspeitos em observação: O pavilhão de observações no Hospício Nacional de Alienados (1894-1938)

Carla Francielle Kurz (UEM) – A racionalidade política nas práticas constitutivas  das Ciências da vida.

(14:00/16:00) – Sessão V

Anna Beatriz de Sá Almeida (Fiocruz) – A tuberculose e as “doenças do trabalho”: Considerações sobre a história da medicina do trabalho no Brasil (1930-1950)

Roberto Kennedy G. Franco (UFCE) – Experiências de pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS no Piauí

Roberta Cristina G. Franco (Univ. Estadual do Piauí) – Gerência do regime terapêutico em tuberculose e o abandono do tratamento: fatores determinantes

Tatiana da Silva Bulhões – “Quem é o pai do mosquito?”: Discutindo a responsabilidade governamental sobre a epidemia de dengue no Rio de Janeiro (2001-2002)

 

 

ANPUH-MG
XVI Encontro Regional de História (Belo Horizonte, 2008)
GT de História da Saúde e das Doenças

Proposta de Simpósio: CIÊNCIAS DA SAÚDE NA HISTORIA: implicações culturais e sociais

 
A recente produção cientifica vem consolidando a temática da saúde entre a comunidade de historiadores. A cada ano somos contemplados com trabalhos que apresentam novos olhares e possibilidades de pesquisa dentro deste campo. A historia da ciência da saúde apresenta um universo amplo de análise, abordando questões de diferentes tipos que impactam a vida social, cultural, econômica e política das sociedades: as relações entre saúde/doença e as políticas sociais; suas implicações econômicas e demográficas; a emergência de novas doenças e o ressurgimento da ameaça de outras; as reações, interações e representações da sociedade sobre os estados mórbidos; a produção de saberes (científicos e leigos) sobre saúde/doença; a criação e a trajetória de instituições e personagens; etc. Esse novo universo de análise, além de agregar novos documentos ao trabalho do historiador, também tem propiciado uma nova perspectiva de análise sobre conjuntos documentais já estabelecidos, além de contribuir para a  preservação e a organização de cervos.
Este Simpósio pretende reunir trabalhos que contribuam para a reflexão sobre as ciências da saúde a partir de uma perspectiva ampla, funcionando como um canal de interlocução e de troca entre os pesquisadores que se dedicam a trabalhos voltados para essa temática em Minas Gerais. É nossa expectativa também, ampliar e fortalecer a atuação deste GT entre os estudantes e pesquisadores da área.

22 de julho

14 as 16:00  

1 - A educação da mulher na revista Eu Sei Tudo nas primeiras décadas do século XX.
Arminda Nela Martins Lopes Fernandes (UFMG)

2 - Entre a ciência e a religião: divulgação e popularização científica nos periódicos católicos de Belo Horizonte (1897-1930).
Polyana Aparecida Valente (FIOCRUZ)

3 - A Ciência elucidando o sexo e o amor experimental: sexualidade e medicina na revista “Ciência Popular”(1948-1960).
Catarina Capela Silva (UFMG)

4 - Saúde e Doença nas preocupações e debates de autoridades e imprensa sobre a construção da Transamazônica (1969-1978).
César Augusto Martins de Souza (UFPA)

5 - De resenhas a manuais científicos: o papel da circulação da ciência na formação do Movimento Antitabagista Brasileiro (1950-1980).
Huener Silva Gonçalves  (UFMG)

16:15 as 18:00         

1 - Sociedade, Psiquiatria e Hospício Nacional dos Alienados no Rio de Janeiro na
Primeira Republica.
Allister Teixeira Dias (FIOCRUZ)

2 - Loucos do Sertão: uma abordagem da percepção da loucura no norte de
Minas Gerais. Késia Tavares Celestino (UNIMONTES)

3 - O Hospício de Diamantina 1889-1906. Maria Claudia A. Orlando
Magnani (UFVJM)

4 - As possibilidades analise da Historia da Psiquiatria a partir de processos civis de tutela. Roberta Muller Scafuto Scoton (UFJF)

 

24 de julho

14:00 as 15:45         

1 - Qualidade de vida e saúde: uma construção histórica.
Janice Guimarães Carvalho (UNIMONTES)

2 - Caminhos e abordagens meta-históricos: estilo de pensamento e framing.  Francismary Alves da Silva (UFMG)

3 - O método Gráfico e a fisiologia experimental no Brasil no final do século XIX.
Ana Carolina Vimeiro Gomes (UFMG)

4 - O câncer na mira da medicina Brasileira: as primeiras contribuições e debates nacionais sobre a doença.
Vanessa Lana (FIOCRUZ)

5- A ciência e a cidade moderna: trajetória histórica do Instituto Ezequiel Dias – Bráulio 

 

16:00 as 18:00         
1 - Estâncias hidrominerais sul-mineiras: fontes de saúde e espaço de civilidade na virada do século XX.
Luciana Claudia Oliveira de Souza (UEMG-Campanha)

2 - Saúde a venda: os ofícios de cura nos informes publicitários.
Gabriela Dias de Oliveira  (UFMG)
3- Multiplicidade de processos terapêuticos na organização Paracientífica Adolfo Fritz. Inácio Manuel Frade da Cruz (Facs. Integradas de Cataguases)

4 - História da Hanseologia.
Luciano Marcos Curi (UFMG)

5 - Segregar para modernizar: “ser leproso” entre historia e memória.
Keila Auxiliadora Carvalho (UFF)

 

25 de julho

14:00 as 15:45         

1 - Historia da saúde na Província de Minas Gerais –
Anny

2 - A morte e o corpo: epidemia de cólera e praticas médicas na Parahiba (1859).


3 - A resistência popular a ação higienizadora do Processo modernizador na cidade do Rio de Janeiro, no Primeiro Reinado.
Lea Maria (UnB)

4 - Administrar a vacina: analise da política de vacinação do Instituto Vacínico do Império em Minas Gerais no século XIX.
Bianca (CEFET – Ouro Preto)

 

16:00 as 18:00         
1 - Concepções de saúde e desenvolvimento presentes na metodologia “sespiana”
Maria Terezinha

2 - O programa de medicina social em Minas Gerais nas décadas de 1940-1950.
Jean Luis Neves Abreu (UNIVALE)

3 - As políticas públicas de saúde: desigualdade social, saneamento e mortalidade.
Dimas (UFT)

4 - A  construção da modernidade na sociedade brasileira: o SESC e o SRO –uma análise comparada.
Aline Amoedo Correa (UFF)

5 - Inventario do Patrimônio Cultural da Saúde em Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte(1808-1958)
Rita de Cássia Marques(UFMG)